quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O meio ambiente.... e eu com isso?!

A questão ambiental e todos os aspectos que envolvem a preservação do meio ambiente, a compreensão do desenvolvimento humano associado à ecologia, a noção de que o crescimento econômico também deve estar intimamente ligado a sustentabilidade ecológica... pois é... tudo isso já não é mais coisa do futuro para as próximas gerações pensarem nisso .

Aquela velha idéia de que não devemos nos "pré-ocupar" de coisas que supostamente deveriamos deixar mais para frente, ou apenas nos ocuparmos de aproveitar, extrair e explorar toda a capacidade que o meio ambiente pode nos prover (principalmente quando falamos em lucratividade), já não existe mais.

A preocupação é real e é agora, não dá para empurrar com a barriga. Hoje o meio ambiente é prioridade se quisermos pensar em desenvolvimento sócio-político-econômico e cultural também.

Uma iniciativa interessante de alunos do Programa de Ensino Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) é a Semana Nacional de Comunicação Ambiental*. Mas o que a comunicação tem a ver com o meio ambiente?

Pois é, tem tudo a ver sim.
Se pensarmos em como dar maior visibilidade à questão ambiental em seus mais variados aspectos, já estamos pensando em comunicação.
Se informarmos nos noticiários, pura e simplesmente, um desastre ecológico e um vazamento de óleo, ou queimadas, ou deslizamento, ou enchentes,...., já estamos falando em comunicação.

Se fizermos campanhas de conscientização sobre a coleta seletiva de lixo ou apenas não jogar lixo nas ruas, também estamos falando em comunicação.

Não há como fugir, uma vez que estamos inseridos em um mundo globalizado que caracteriza-se pela socidade conectada em rede e em fluxos de informação. E informação é comunicação. A sociedade informatizada depende de meios de comunicação e redes que permitam tais trocas de informação.

Hoje o Secretário Estadual de Meio Ambiente Carlos Minc, também professor da UFRJ, como convidado para ab
rir junto com outros palestrantes a Semana, defendeu a necessidade de incorporar uma cultura ambiental entre os jovens, que para ele, seriam os "futuros gestores nas tomadas de decisão".

“Hoje a sociedade não admite mais que o custo do desenvolvimento seja destruir as florestas, contaminar os rios, aumentar as emissões de gás aquecendo o clima e derretendo a geleiras. Finalmente caiu a ficha ambiental, nós queremos um desenvolvimento de qualidade”, destacou.

Quando tive a oportunidade de falar rapidamente com uma professora da ECO, quem estava mediando a mesa de debate do primeiro dia do evento, a Cristina Rego Monteiro, também jornalista, ela disse algo bem interessante:

“É fundamental promover um evento como esse numa universidade, nós precisamos ter uma perspectiva de mudança de paradigma na cobertura, não adianta trabalhar com notícias de escândalo e denúncias. A gente tem que ter uma visão quase pedagógica, didática e de conscientização, um jornalismo educativo conscientizador”.

Ela defende
uma mudança na forma de tratar o tema do meio ambiente nos veículos de comunicação. Para ela é preciso ter uma visão integrada da ecologia, pois a questão ambiental deve estar presente em todos os profissionais que trabalham com a comunicação.

Algo que o
aluno de graduação Gustavo Barreto e também bolsista do PET, um dos coordenadores do evento, explica que o objetivo é integrar a perspectiva humana ao meio ambiente e formar novas gerações.

“O que inova nesse evento é o foco na comunicação voltado para a educação ambiental, a idéia é formar novas gerações e não focar apenas nos desastres, na lógica das tragédias, a idéia é ter um olhar propositivo sobre o tema”.

Pois é, concordo.

Talvez hoje a mídia esteja muito voltada a cobrir desastres, é um ciclo vicioso de tragédias, e nunca busca a compreensão da raiz do problema, são apenas causas pontuais e isoladas.


*A Semana de Comunicação Ambiental vai até o dia 8 de novembro e vai discutir questões da atualidade sobre gestão ambiental, a comunicação e a sociedade civil. Vai contar com a presença de ativistas, pesquisadores e profissionais do meio.

Fabíola Ortiz


O site do evento:

http://www.eco.ufrj.br/semanaambiental/


Sites interessantes sobre meio ambiente:

http://www.ambientebrasil.com.br/


http://bioneconomy.blogspot.com/

http://www.oeco.com.br/

Fotos
(google images)










Região serrana - RJ










Ilha da Marambaia - RJ









Cachoeira da Formiga/Jalapão - TO









Jalapão - TO










Fervedouro/Jalapão - TO










Jalapão - TO