quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ecos da Ciência

Link da reportagem sobre o evento Ecos da Ciência que aconteceu entre setembro e dezembro de 2007 na Escola de Comunicação da UFRJ:

http://www.webtv.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=213&Itemid=98

Ou entre no site:

www.webtv.ufrj.br

e acesse o link de Notícias.

FOS recomenda

Muito interessante o blog do Noam Chomsky:

http://www.zcommunications.org/zspace/noamchomsky

Vale a pena ser lido!

Fundo de Proteção e Conservação da Amazônia e desenvolvimento sustentável

Achei super legal esse texto retirado do site da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa

Do boletim Gestão C&T da Abipti

www.abipti.org.br/



Governo brasileiro anuncia Fundo de Proteção e Conservação da Amazônia

Com o objetivo de transformar a redução das emissões (de dióxido de carbono) por desmatamento em um sistema de financiamento da conservação e uso sustentável da floresta, o governo brasileiro criou o Fundo de Proteção e Conservação da Amazônia Brasileira. A iniciativa foi anunciada na semana passada (12), durante a 13ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-13), que aconteceu em Bali, na Indonésia.

De acordo com texto publicado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo federal espera, com a implantação do fundo, atrair recursos adicionais para conservação da Amazônia e demonstrar a viabilidade do mecanismo de incentivos positivos, em discussão na convenção de mudanças do clima.

A captação de recursos para o fundo será realizada por meio de contribuições voluntárias de governos, empresas, organizações e indivíduos, baseado na redução de emissões de dióxido de carbono (CO²) oriundas do desmatamento.

O ministério ainda esclarece que, até 2010, os recursos serão direcionados somente ao bioma amazônico. Após este período, os demais biomas brasileiros também receberão investimentos do fundo que serão aplicados em ações como apoio direto a operações de monitoramento e controle, pagamento por serviços ambientais, treinamento e capacitação, entre outros. Parte dos recursos também será utilizada na transferência de tecnologias e experiências adquiridas pelo Brasil no controle do desmatamento para outros países tropicais.
Informações adicionais, pelo site
www.mma.gov.br.