quinta-feira, 15 de maio de 2008

Rádios comunitárias são instaladas em quase 100% dos municípios

13/05/2008
Redação
Jornal do Brasil
Brasília - O Ministério das Comunicações já abriu inscrições para rádios comunitárias em 99,86% dos municípios brasileiros. Só não foram abertas, ainda, nos municípios recém criados e algumas cidades com problemas de espectro.

- As rádios comunitárias são de grande importância para o país, especialmente por seu impacto junto às comunidades. Por meio da discussão e do debate, elas permitem a valorização e o desenvolvimento social - afirmou o ministro Hélio Costa.

Desde que assumiu a pasta, já foram publicados sete avisos de habilitação, sendo dois em 2006, quatro em 2007 e um este ano. Atualmente, 3.202 entidades estão habilitadas a montar uma rádio comunitária – 2.379 delas com a licença definitiva.

Em 2006, o Ministério das Comunicações publicou um aviso exclusivo para a cidade de São Paulo. Antes, nunca o MC tinha aberto um aviso na capital paulistana. Em 2007, foi lançado um aviso exclusivo para aldeias indígenas, quilombos, assentamentos e comunidades isoladas, numa parceria com o Programa Luz para Todos, do Ministério das Minas e Energia. O desafio era levar o serviço de radiodifusão comunitária às populações que não tinham acesso nem à energia elétrica.
A rádio comunitária é uma pequena estação de rádio criada para ser um canal de comunicação da comunidade onde está sediada. É um espaço aberto para os moradores discutirem suas dificuldades, divulgarem serviços e montarem sua própria programação, fortalecendo a identidade local.