quarta-feira, 5 de março de 2008

Programa de qualificação para o mercado da construção civil vai capacitar mulheres de baixa renda no Rio de Janeiro.

Fabíola Ortiz

O projeto “Mão na Massa” vai preparar mulheres de baixa renda entre 18 e 45 anos para o mercado da construção civil no Rio de Janeiro.

O curso é realizado pelo Abrigo Maria Imaculada e pela Federação de Instituições Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro (FIB) e tem a duração de seis meses. Ele pretende aumentar a presença feminina no mercado de trabalho e gerar renda.

Segundo a coordenadora do projeto, Norma Sá, o programa de qualificação profissional de mulheres para trabalharem na construção civil vai contar com aulas de informática, cidadania, técnicas de edificações, empreendedorismo, segurança do trabalho, e também um estágio prático em canteiros de obras.

“O projeto é voltado para a qualificação de mulheres no setor da construção civil para encarar o mercado pela primeira vez. Elas passam por uma entrevista que a gente vê o critério da vulnerabilidade da mulher e da família, o desejo de ingressar numa área e que tenha uma disposição física grande. Todas essa mulheres já tinham alguma experiência direta, algumas inclusive já construíram a própria casa”, disse Norma.

Os cursos serão realizados e certificados pelo SENAI, entre as ocupações estão as de pedreira, pintora, encanadora e carpinteira.

Através desse projeto, Norma acredita que é possível inserir a mão de obra feminina no mercado e diminuir a discriminação.

“A idéia é tanto valorizar como transformar essa mulher em empreendedora no lar. A construção civil tem um mercado aberto, principalmente na região metropolitana do Rio com grandes obras. O que a gente menos encontra são funções básicas com qualificação. O objetivo é levá-las para o mercado mas qualificadas para a função”, ressaltou.

Norma Sá explicou também que o projeto "Mão Na Massa – Mulheres na construção civil" foi criado a partir de uma pesquisa, em 2007, com mais de 200 mulheres mães de crianças atendidas pelo Abrigo Maria Imaculada no bairro do Rocha, na zona norte do Rio de Janeiro.

A maioria delas mora na favela do Jacarezinho e muitas falaram do interesse em aprender técnicas básicas de construção. A primeira turma já capacitou 50 alunas que começaram em novembro do ano passado, algumas já se inscreveram para trabalhar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, que começa agora em março. A segunda turma começa agora no mês de março.