quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Montagem do clássico 'Antígona', de Sófocles, celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro


O espetáculo 'Antígona', de Sófocles, será encenado nos dias 9 e 10 de dezembro de 2008, próximas terça e quarta, no Teatro Laura Alvin, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A peça, que tem tradução de Millôr Fernandes e direção de Mariozinho Telles, faz parte do Projeto Clássicos do Teatro, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2006. Ao final da apresentação, haverá uma leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, seguida de um debate sobre a relação entre este texto e o clássico de Sófocles.

Centrada nos recursos cênicos do ator, a montagem valoriza a ação do texto, emprestando tons e ressonâncias contemporâneas à sua interpretação. A ação da peça estabelece um confronto entre os ideais básicos de uma sociedade, os interesses do Estado e as questões familiares. As tradições religiosas e as atualidades políticas estabelecem um insolúvel conflito entre presente, passado e futuro.

Os atores, em palco livre, evoluem desenhando com os seus corpos a contemporaneidade dos climas sugeridos pela trama, trazendo para a atualidade a ação do texto em atitudes, posturas e cadências. Recriam as angústias e os anseios presentes, sugerindo ambientes e cenários, as relações de espaço dos nossos tempos, caracterizando os personagens em sua existência atemporal, pontuando referências coloquiais e estabelecendo laços entre o presente e a antiguidade.

No elenco estão Maria Rita Rezende, Guilherme Salvador, Monique Volter, Anita Terrana, Ana Helena Lima, Lúcia Ribeiro, Carlos Lima, Alexandre França, Belisa Taam, Vanessa Castro, Andressa Gonçalves e Mariozinho Telles.



Antígona, de Sófocles
Declaração Universal dos Direitos Humanos - 60 anos
Terça e quarta-feira, 9 e 10 de dezembro de 2008, às 21h
Teatro Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176. Ipanema - Rio de Janeiro
Classificação: 10 anos
Inteira: R$ 30 - Meia: R$ 15 (estudantes e idosos)
Realização: TEATRO DE RODA
http://teatroderoda.org

http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/noticia.csp?NoticiaId=816