segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

FORUM SOCIAL MUNDIAL - Rio com Vida

Rio discute política, cidadania e justiça social

“O Brasil é uma peça-chave no Fórum Social Mundial, o Brasil é expressão da nova cidadania, da nova sociedade civil”, afirmou Cândido Grzyboswki, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e também integrante do Conselho Internacional do FSM.

Cândido acredita que o diálogo e a troca de idéias são as bases do Fórum, mas ainda há novos desafios a enfrentar pela frente, “o fórum vai evoluir mais, a gente vai começar a formular alternativas de políticas públicas”.

No Dia de Mobilização e Ação Global com mais de 800 eventos em 72 países, no Brasil o Fórum Social Mundial (FSM) 2008 mobilizou neste sábado (26 de janeiro) cerca de 60 eventos espalhados por diversos cantos do país. E no Rio de Janeiro, o Rio Com Vida no Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade, reuniu diversos movimentos sociais, artistas, redes e fóruns para discutir política, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, entre outros temas.

(...)

O teatrólogo Augusto Boal, fundador do Teatro do Oprimido, esteve no Aterro do Flamengo como um dos convidados especiais no evento para falar sobre cidadania. “O primeiro dever do cidadão não é viver em sociedade, é transformar a sociedade, eu não sou cidadão se eu não faço nada para transformar a sociedade. No mundo existem ricos e pobres, opressores e oprimidos, os que mandam e os que obedecem, existem preconceitos de todos os tipos”, disse Boal para um grande público reunido na Tenda das Idéias.

O Circo Baixada, uma das iniciativas presentes no Rio Com Vida, trabalha desde 2002 com crianças e jovens de 7 a 24 anos de oito municípios da Baixada Fluminense. O coordenador geral do projeto, José Candido de Oliveira Boff, o Zeca, explica que o circo social visa integrar adolescentes que vivem nas ruas às suas famílias e desenvolver oficinas de arte circense.

Por Fabíola Ortiz

Leia na íntegra:

http://www.ciranda.net/spip/article2099.html