quarta-feira, 9 de abril de 2008

Agência Brasil

Estado do Rio de Janeiro registra mais de 75 mil casos de dengue no ano

9 de Abril de 2008 - 20h36
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 75 mil casos de dengue já foram notificados neste ano no estado e somente neste mês são 1.103, informou hoje (9) a Secretaria Estadual de Saúde.

O maior número de notificações está na capital, onde desde o início do ano a doença atinge 45.463 pessoas. Em abril, foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde 569 pacientes com a doença. Em 24 horas, 275 novos casos foram notificados. A média, desde o início do ano, é de 454 novos casos por dia na cidade.

Das 79 mortes confirmadas, 28 foram por dengue hemorrágica. O número de óbitos na capital representa 60% do total (46), acrescenta a secretaria.

O superintendente de Vigilância da Saúde do estado, Victor Berbara, reconheceu que ainda há uma grande demanda nas unidades de saúde, mas afirmou que a tendência é de redução no número de casos.

"Poderia dizer que estamos no ápice da epidemia, embora o número de óbitos esteja diminuindo. Isso gera um bom prognóstico para os próximos dias. Em áreas onde a incidência estava muito alta, de fato, temos notado um decréscimo no número de casos. É preciso manter a mobilização durante o ano inteiro, pois o risco de termos epidemia de dengue em 2009 e 2010 existe", ressaltou.

Para o infectologista Rogério Valls, da Fundação Oswaldo Cruz, a queda de temperatura nesta época do ano pode reduzir a incidência de casos: "A experiência que temos das outras epidemias aponta que a circulação do vírus diminui com a queda da temperatura. E esperamos que as medidas de controle do mosquito transmissor funcionem, porque nos anos anteriores as epidemias estavam associadas à entrada de novos tipos de vírus. Agora, o vírus já é conhecido e está havendo uma grande mobilização da população, por isso não esperamos nova epidemia no próximo verão."

Segundo informações do Corpo de Bombeiros que desde 28 de fevereiro faz vistorias em imóveis e construções para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor, já foram encontrados mais de 148.800 focos. Cerca de 70% deles estão localizados em bairros da Baixada de Jacarepaguá, no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca, todos na zona oeste da cidade.

Os bombeiros também descobriram que pelo menos 7 mil caixas d'água serviam como foco. As equipes já inspecionaram mais de 150 mil residências, estabelecimentos comerciais e industriais.

Fabíola Ortiz