terça-feira, 15 de abril de 2008

Epidemia de dengue ainda não está sob controle no Rio, diz secretário de Saúde


14 de Abril de 2008 - 19h34 - Última modificação em 14 de Abril de 2008 - 21h14
Da Agência Brasil
Fabíola Ortiz


envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, reconheceu hoje (14) que a epidemia de dengue no Rio de Janeiro ainda não está sob controle e que os hospitais da rede pública têm recebido grande número de pacientes com a doença.

Hoje à tarde, mais um centro de hidratação contra a dengue foi inaugurado. O local escolhido foi o Hospital Estadual Albert Schweitzer em Realengo, na zona oeste da cidade. "Ainda temos um número de casos elevados, mas estamos conseguindo uma melhor organização das emergências. A estratégia dos centros de hidratação vem dando certo”, afirmou o secretário.

Côrtes disse que a epidemia ainda está no auge e que não se pode comemorar nenhuma diminuição do número de casos, mas ressaltou que os centros de hidratação têm conseguido diminuir a letalidade. “Não tivemos nenhum óbito de pacientes que tenham passado pelos centros de hidratação desde que nós os implantamos."

Segundo o secretário, a estratégia (de combate à dengue) tem sido correta. “Tanto que nós vamos ampliar os centros de hidratação, principalmente para a Baixada Fluminense. O risco de epidemia para o ano que vem existe. A dengue não está sob controle. Acho que avançamos muito, melhoramos, mas ainda temos filas com tempo de espera."

O secretário disse, no entanto, que os pacientes com suspeita da doença terão atendimento preferencial nos centros de hidratação, que vão contar com um clínico-geral e um pediatra durante 24 horas.

A dona de casa Angélica Silva de Souza, de 28 anos, que diariamente leva a filha de um ano e meio ao Hospital Albert Schweitzer para tratamento de dengue, foi ao centro de hidratação no primeiro dia de funcionamento. Ela disse que, apesar da demora no atendimento, os médicos foram atenciosos. Angélica esperou mais de quatro horas para que a filha fosse atendida, mas acredita que o centro de hidratação vai ajudar no tratamento.

“Esperei horas pelo resultado do exame de sangue da minha filha e só depois é que ela foi atendida. Ela está com manchas e dor no corpo e já teve febre e vômito. Eu estou preocupada, o atendimento está sendo demorado, mas os médicos estão tratando muito bem da minha filha. Agora é bem melhor, antes era cheio. Se tiver de voltar aqui, eu volto – eu só quero que ela fique boa."

A nova unidade no Albert Schweitzer é capaz de receber 30 pessoas com sintomas da dengue, que são encaminhadas pelo próprio hospital, pelas unidades de pronto-atendimento 24 horas ou por outros hospitais da região.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, os centros de hidratação têm capacidade para realizar 3.500 exames ambulatoriais por dia. A secretaria prevê a abertura de novos centros de hidratação nos municípios de Mesquita e São João de Meriti, e também a criação de uma central de hidratação para atender a Baixada Fluminense.

No estado do Rio de Janeiro já foram notificados mais de 75 mil casos de dengue, a maioria na capital.