domingo, 13 de abril de 2008

Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, NETCCON.ECO.UFRJ e ANDI.

Flavia Oliveira trata amanhã do paradigma do Desenvolvimento Humano como orientador da cobertura

Auditório da CPM-ECO, Campus da Praia Vermelha (UFRJ).
Segunda 14/04/2008, e em todas as outras segundas de 2008/1, sempre das 11h às 13h.

O IDH –índice de desenvolvimento humano- é um indicador médio, pois não mostra detalhadamente a realidade, mas pelo menos pode ser considerado uma ferramenta eficaz para cobrar resultados e políticas públicas, argumenta Flávia Oliveira, repórter e colunista do jornal O Globo, especializada em economia.

Em sua palestra, nesta segunda, dia 14, no curso de extensão e disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, a convite do NETCCON.ECO.UFRJ e da ANDI, Flávia Oliveira vai abordar o paradigma do Desenvolvimento Humanos e o uso dessa ferramenta na cobertura jornalística.

“O IDH sugere parâmetros para medir condições de vida, comparar países, estados, municípios, e é possível em algumas cidades do Brasil, como no Rio de Janeiro, compararmos até bairros”, explicou a jornalista.

“A minha palestra vai ser dividida em dois momentos, primeiro vou abordar uma parte conceitual sobre indicadores e desenvolvimento humano, o que é o IDH e por que ele é usado como referência sócio-econômica”, ressaltou Flávia. De acordo com ela, o IDH é uma medição concreta que ajuda também a cobrar resultados no campo das políticas públicas.

“O bairro da Lagoa, por exemplo, tem um alto IDH, que pode ser comparado ao de países nórdicos como Noruega, Suécia e Dinamarca. Mas há trinta quilômetros de distância, o bairro de Acari no subúrbio apresenta um IDH muito parecido ao de países africanos. Quando a gente vê isso numa mesma cidade, tem alguma coisa errada”, assinalou.

Flávia Oliveira, no entanto, concorda, que esta medição revela a grande disparidade e ajuda a expor as diferenças e desigualdades de uma determinada região. “Esta ferramenta pode ser útil no jornalismo, pois permite justamente esta comparação”, concluiu.


Flávia Oliveira é jornalista do jornal O GLOBO, Amiga da Criança e formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF. É também técnica em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas e exerce voluntariamente a coordenação editorial do jornal comunitário O Cidadão, destinado aos moradores das 16 comunidades do bairro da Maré, no Rio de Janeiro.

O Programa Acadêmico do NETCCON, sob a coordenação do Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques, tem como objetivo prover a Sociedade, sob a perspectiva das Ciências da Comunicação, com estudos e metodologias de prevenção e superação da violência, que contribuam para o salto de qualidade: (1) na cobertura midiática das Políticas Sociais e em sua gestão pública; (2) nas políticas e estratégias de Comunicação para a Responsabilidade Socioambiental; e (3) no padrão ético ("voz própria" e "vínculo") do trabalho de presença e colaboração nas Redes e Organizações. O NETCCON criou e oferece também a disciplina Comunicação, Construção de Estados Mentais e Não-violência, e está criando a disciplina Comunicação e Responsabilidade Socioambiental. Maiores informações sobre o NETCCON podem ser obtidas através de evouriques@terra.com.br.

Nenhum comentário: