terça-feira, 8 de abril de 2008

Projeto seleciona adolescentes para treinamento em atletismo


7 de Abril de 2008 - 19h56 - Última modificação em 7 de Abril de 2008 - 19h59
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 500 adolescentes do Rio de Janeiro, com idade entre 13 e 15 anos, serão selecionados para participar do projeto Pentatlo - Federal Atletismo Escolar. Esses jovens irão freqüentar centros de treinamento de talentos a serem implantados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).


Durante lançamento do programa hoje (7) no Rio de Janeiro, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, afirmou que o atletismo é a modalidade esportiva mais democrática, pois pode ser praticada por todos.

"O atletismo é o esporte de base porque é o esporte mais fácil de ser praticado pela criança. É uma modalidade que pode ser praticada com os pés descalços no chão, na rua, de uma forma bem democrática e acessível."

Segundo o secretário, o programa quer descobrir novos talentos e preparar os adolescentes para os Jogos Olímpicos da Juventude que serão realizados em 2010.

"O programa de descoberta de talentos vai realizar uma bateria de testes para identificar, em uma população de faixa etária estudantil, quem tem aptidão para a prática esportiva e quem tem a capacidade de desenvolver determinada modalidade. Agora, nós estamos na segunda fase do projeto, que é colocar essas crianças que foram descobertas em prática para fazer atividade física acompanhada", afirmou Madruga.

O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, reconheceu a falta investimentos no atletismo no Brasil.

"Nós vamos iniciar com dez estados e esperamos no futuro atingir as 27 unidades da federação e trabalhar para a universalização desse projeto, que ele atinja um número expressivo das escolas nos próximos cinco anos. Com as políticas de incentivo fiscal e patrocínio isso vai mudando. O atletismo, ao lado do futebol, tem sido o esporte que mais tem contribuído para a inserção social porque trata fundamentalmente de jovens oriundos das camadas mais desfavorecidas da população", ressaltou Melo.

O atleta Joaquim Cruz, 45 anos, vai contribuir com o Programa Pentatlo Federal. "Eu cresci no esporte num sistema completamente diferente de hoje, eu tinha a tarde toda na escola para fazer educação física. Hoje não é mais assim, a educação física é integrada na grade escolar, não existe estudante atleta hoje em dia."

"Esse programa é uma opção, é um passo pequeno que pode trazer resultados enormes, e vai ajudar a descobrir novos talentos. É uma ferramenta muito importante tanto na parte social quanto na esportiva", disse Cruz que começou a praticar o esporte aos 7 anos.

Além do Rio de Janeiro, outras dez cidades também vão participar da seleção do projeto, que é realizado pelo Ministério do Esporte, em parceria com a CBAt e as secretarias estaduais de esporte dos estados envolvidos.

No Brasil, cerca de 200 mil jovens serão avaliados. Destes, 5 mil devem ser selecionados para participar dos treinos. O projeto prevê o investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. A seleção começará pelo Rio de Janeiro e acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de abril na pista do Conjunto Célio de Barros, no Maracanã.

Fabíola Ortiz

Nenhum comentário: