quarta-feira, 14 de maio de 2008

Observatorio da Imprensa

CURSO DE EXTENSÃO
Jornalismo de políticas públicas sociais

Por Fabíola Ortiz em 13/5/2008

Falta uma cobertura midiática mais qualificada sobre os temas sociais no Brasil, criticou a jornalista Beatriz Barbosa, uma das coordenadoras da organização Intervozes-Coletivo Brasil de Comunicação Social, em sua palestra na segunda-feira, 5 de maio, sobre o desafio de aumentar a presença das políticas públicas na grande imprensa.

Este foi o oitavo encontro da Disciplina e Curso de Extensão Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, realizado no auditório da Central de Produção Multimídia-CPM, uma realização do Programa Acadêmico do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância-ANDI.

"O problema é que o tratamento da imprensa é muito pontual, pois não há uma ampla e sistemática cobertura no Brasil sobre políticas públicas", avalia Bia Barbosa, que atua há anos na luta pela democratização das comunicações.

(...)

Bia Barbosa considera que o papel do jornalismo é fundamental para promover o debate plural para questões prioritárias em nossa sociedade e também para a configuração de políticas públicas mais democráticas. O jornalismo, para ela, tem um papel na formação do cidadão, assim como na definição da agenda pública. "Isto é fundamental para a elaboração de políticas públicas, pois a informação a que o cidadão tem acesso através dos meios de comunicação é que vai elevar o grau de pressão da sociedade por políticas públicas."

Este debate plural em torno de questões prioritárias, assim como a apresentação de opiniões divergentes vão possibilitar, segundo a jornalista, a construção de políticas públicas mais plurais. A política pública pressupõe o papel do Estado e é a principal garantia dos direitos dos cidadãos. Beatriz ressaltou, no entanto, que a grande imprensa funciona com preferência para notícias sensacionalistas pautadas pela busca de denúncias – "os contextos sociais acabam ficando renegados. As políticas públicas têm que ser universais e a sociedade como um todo pode se prejudicar com ausência de políticas públicas".

Leia em:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=485DAC002


Nenhum comentário: