sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MEGAPORTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Site multimídia reúne e organiza informação sobre o tema e facilita trabalho de jornalistas e pesquisadores em geral


Nesta segunda-feira 1, quando tem início em Poznan, na Polônia, a 14ª Conferência das Partes (COP-14) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), entra no ar o portal www.mudancasclimaticas.andi.org.br, verdadeira enciclopédia ecológica destinada exclusivamente ao tema das mudanças climáticas. A iniciativa é da Embaixada do Reino Unido no Brasil, do Conselho Britânico e da Agência de Notícia dos Direitos da Infância - ANDI.

Se fosse impresso, o portal teria cerca de 400 páginas. Poderia ser pesado tanto para os braços quanto para o bolso. E, claro, consumiria muito papel (leia-se: árvores). Sempre atualizado, o portal pode enriquecer e facilitar a cobertura do tema pela imprensa, assim como a realização de pesquisas e trabalhos tanto acadêmicos quanto de outros níveis de ensino. Uma das principais características do site é organizar e sistematizar a enorme quantidade de informação que há sobre o tema. A reunião de tudo em um só espaço virtual facilita a consulta dos interessados no assunto ao mesmo tempo em que lhes permite aprofundarem-se no assunto, graças às referências que o próprio portal oferece.

Ao tratar o assunto 'mudanças climáticas' de forma clara, acessível e abrangente, o portal torna-se interessante a todas as áreas do conhecimento. A idéia é proporcionar informações e reflexões contextualizadas, de maneira que o fenômeno apresente-se como de fato é: uma questão transversal, ou seja, que afeta todos os setores da sociedade. Para isso, conta com recursos extras, como vídeos, gravações de depoimentos, fotografias, entrevistas e artigos livres de copyright, desde que citadas as fontes, sem contar o banco de pautas.


"Esse trabalho é o coroamento de uma iniciativa que o governo britânico e a ANDI vêm desenvolvendo já há algum tempo, que consiste em estimular a imprensa a cobrir mais e melhor o tema das mudanças climáticas. Antes do portal, lançamos uma análise de mídia que apontava o estado da arte da cobertura jornalística nessa área, e o site vem reforçar a necessidade, identificada na pesquisa, de uma melhor contextualização do tema, uma visão de conjunto que permita à sociedade construir respostas efetivas a esse fenômeno planetário", observa o diretor executivo da ANDI, Veet Vivarta.

Artigos refletem a preocupação de ambientalistas conhecidos:

* A hora de agir - Fábio Feldman - Ex-deputado federal por três mandatos consecutivos e relator da Lei de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
* Cenário climático futuro no Brasil: Amazônia - José Antônio Marengo - Pesquisador titular e professor na pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Membro de vários painéis internacionais (IPCC, Vamos-Clivar e GWSP) e de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças de clima.

Entrevistas refletem diversidade de interesses:

* Flávio Montenegro - O gerente-geral de Relações Institucionais e Mudanças Climáticas da Vale fala sobre o plano de ação da Vale em mudanças climáticas, as emissões e as operações da empresa no Brasil.
* Jonathan Neale - Membro do Fórum Mundial Contra Mudanças Climáticas, concede entrevista exclusiva à ANDI e fala sobre o movimento da responsabilidade social corporativa, energias alternativas e suas expectativas para o futuro.

Nenhum comentário: