segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Projeto CLÁSSICOS DO TEATRO

Projeto

CLÁSSICOS DO TEATRO

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz - 2006.

Apresenta:

ANTÍGONA

de SÓFOCLES

1948 - Declaração universal dos direitos humanos – 2008

- 60 ANOS –

Espetáculo que celebra os 60 anos da promulgação da Lei Universal dos Direitos Humanos. , as ça, b belisa Taam, Indispensável à formação ética de todos os que aspirem aos avanços civilizadores da humanidade pela incomparável envergadura dos diálogos entre indivíduo e poder, debate cujo desfecho se dá no desenrolar dos fatos que recaem sobre o indivíduo e refletem no Estado.

ANTÍGONA, de Sófocles

Tradução: Millôr Fernandes

Direção: Mariozinho Telles

ELENCO:

Maria Rita Rezende, Guilherme Salvador, Anita Terrana, Ana Helena Lima, Priscila Jannuzzi, Lúcia Ribeiro, Carlos Lima, Alexandre França, Belisa Taam, Claudia Merlo Cabral, Vanessa Castro, Andressa Gonçalves e Mariozinho Telles.

Dias: Terça e quarta feira, dias 9 e 10 de dezembro de 2008.

Local: TEATRO LAURA ALVIM

Av. Vieira Souto, 176. Ipanema.

HORA: 21h00min
Classificação:
10 anos


INGRESSOS: Inteira:
R$30,00 - Meia: R$15,00 (estudantes e idosos).

REALIZAÇÃO: TEATRO DE RODA
Maria Rita Rezende - 21.2256-0930; 9877-2916.

teatroderoda@gmail.com


http://teatroderoda.org

Nos textos clássicos tanto se tem descoberto e interpretado quanto há por ser feito e inventado, à luz de cada época em que são revisitados e têm a sua mensagem consolidada através dos séculos, imprimindo, subsidiando e provocando a evolução do pensamento, o desenvolvimento humano. A atualidade encontrada na problemática de muitos dos seus enredos desafia o sentido da evolução de uma sociedade que celebra a sua era tecnológica.

"Mais forte do que o destino é a cegueira dos que não querem ver!"

ANTÍGONA, de Sófocles, tem sido alvo de intermináveis estudos das mais variadas naturezas, referência para o desenvolvimento de teses multidisciplinares, parâmetro para a criação de leis, fonte de investigação e modelo para a estratégia política em tempos de guerra.

A ação da peça estabelece um confronto entre os ideais básicos de uma sociedade, os interesses do estado e as questões familiares encontram-se no impasse, as tradições religiosas e as atualidades políticas estabelecem um insolúvel conflito entre presente, passado e futuro que a humanidade ainda há de resolver algum dia.

"Nenhum Estado pertence a um homem só!"

O conhecimento de ANTÍGONA, de Sófocles, é necessário a todos os que aspirem aos avanços civilizadores da humanidade pela incomparável envergadura deste debate do indivíduo com a intransponível autoridade impessoal do poder, em um diálogo que se estende além das palavras e que invariavelmente só encontra o seu desfecho no desenrolar dos fatos que recaem sobre o indivíduo e refletem no Estado. A ação de Antígona é tida como o germe do chamado "direito natural", do qual deriva o "direito de resistência"; abre o precedente para a formulação e o desenvolvimento de uma nova concepção jurídica, que tem o seu início na Magna Carta de João Sem Terra, em 1215, "the law of land"¹ (Lei da Terra); O termo jurídico "due process of law" é decorrente das ratificações da Magna Carta e da sua tradução para o Inglês em 1354 durante o reinado do Rei Eduardo II (escrita originalmente em latim para que o povo não tomasse conhecimento de seu conteúdo), representa um princípio genérico que vem encontrar a consagração em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, formulada pela ONU em Paris, determinando que toda pessoa tem direito, em condições de plena igualdade, a ser ouvida publicamente e com justiça por um tribunal independente e imparcial, para a determinação de seus direitos e obrigações ou para o exame de qualquer acusação contra ela em matéria penal.

¹"Nenhum homem livre será detido ou aprisionado, ou privado de seus direitos ou bens, ou declarado fora da lei, ou exilado, ou despojado, de algum modo, de sua condição; nem procederemos com força contra ele, ou mandaremos outros fazê-lo, a não ser mediante o legítimo julgamento de seus iguais e de acordo com a lei da terra."

É consenso entre juristas de todos os tempos e lugares que apesar de todas as conquistas celebradas, muito ainda há por ser posto em prática.

Antígona também é tida como precursora na Desobediência Civil:

"Existem leis injustas; devemos submeter-nos a elas e cumpri-las, ou devemos tentar emendá-las e obedecer a elas até à sua reforma, ou devemos transgredi-las imediatamente?"

ENCENAÇÃO

Os atores em palco livre evoluem desenhando com os seus corpos a contemporaneidade dos climas sugeridos pela trama, trazendo para a atualidade a ação do texto em atitudes, posturas e cadências, recriando as angústias e os anseios presentes, sugerindo ambientes e cenários, as relações de espaço dos nossos tempos, na eternidade deste clássico, caracterizando os personagens em sua existência atemporal, pontuando referências coloquiais e estabelecendo laços entre o presente e a antiguidade. Centrada nos recursos cênicos do ator a montagem valoriza a ação do texto, emprestando tons e ressonâncias contemporâneas à sua interpretação.

SÓFOCLES

Nascido em Colono provavelmente no ano de 496a.C., aos 28 anos de idade, no ano de 468 a.C., foi o vencedor do concurso dramático anual de Atenas, superando Ésquilo, com a tragédia "Triptólemos"; consolida a supremacia do primeiro lugar por mais de 20 concursos, ficando em segundo lugar na maioria das vezes que não foi o primeiro. Em 441 foi derrotado por Eurípedes.

Os concursos de peças surgem em Atenas no ano de 535 a.C., promovidos pelo Imperador Pisístrato. Atribui-se a Téspis e a Pisístrato o impulso inicial ao TEATRO GREGO.

Sófocles passou toda a sua vida em Atenas onde teve grande participação na vida pública, chegando a dirigir o departamento do Tesouro, que controla os fundos da Confederação de Delos; além do teatro dedicou-se também ao atletismo, à música, à política, ao militarismo e, por fim, à vida religiosa (tendo sido sacerdote do herói-curador Amino).

De todo o seu legado apenas 7 tragédias chegaram aos nossos dias:

As Traquinianas, Ajax e Electra (peças de caracteres); Antígona (drama social); Filoctetes (idílio); Édipo Rei e Édipo em Colono (tragédias do destino).

http://teatroderoda.org


Nenhum comentário: