terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ônibus é incendiado no Rio após operação da polícia contra traficantes na Mangueira

8 de Janeiro de 2008 - 16h21


Fabíola Ortiz
Da Agência Brasil


Brasília - Uma tonelada de maconha foi apreendida hoje (8) durante operação da Polícia Civil no Morro da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro. Os policiais encontraram a droga dentro de uma construção de concreto, utilizada como "fortaleza" por traficantes e que também servia como um paiol de armas. A polícia também descobriu ossadas em um local no alto do morro, onde eram queimados corpos, lugar conhecido como "microondas".

A ação começou por volta de 6h e, segundo informações da polícia, teve como objetivo cumprir nove mandados de prisão e combater o tráfico de drogas na Mangueira. Seis pessoas foram presas, sendo duas em virtude dos mandados e quatro em flagrante. Pelo menos, outras seis foram detidas para averiguações.

Por volta de 10h, um ônibus urbano de passageiros foi incendiado em uma rua próxima à Mangueira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus foi esvaziado e ninguém ficou ferido. A polícia acredita que o incêndio tenha sido uma retaliação de traficantes à operação.

A operação mobilizou cerca de 280 policiais da Delegacia de São Cristóvão e agentes de várias unidades especializadas da Polícia Civil, como a de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), a delegacia de Homicídios e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Dois helicópteros também ajudaram na ação.

Durante toda a manhã, as vias de acesso à favela foram ocupadas por policiais. Além das drogas e armas apreendidas, foram recuperados um carro e 10 motocicletas que haviam sido roubados anteriormente. Segundo a polícia, não houve moradores feridos, mas um homem suspeito de estar envolvido com o tráfico foi baleado no tiroteio. Ele está foragido.

De acordo com o titular da Delegacia de São Cristóvão, delegado Márcio Caldas, foram seis meses de investigações e há ainda mais sete mandados de prisão para serem cumpridos.

"A orientação é evitar o máximo possível disparos de armas de fogo. Foi uma operação que teve pouco confronto, pouco disparo, que não teve ninguém ferido. Desabastecemos os traficantes, demos um golpe violento no tráfico da Mangueira. As investigações continuam e vamos tentar diminuir a zero o tráfico na favela", afirmou o delegado.

www.agenciabrasil.gov.br

Fotos Agência O Dia online:

http://odia.terra.com.br/rio/galeria_foto/080108_fortaleza_mangueira/index.asp



Nenhum comentário: