quinta-feira, 13 de março de 2008

BBC Brasil comemora 70 anos com debate nesta quinta

Carla Soares Martin

"O senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena." Em tom solene, foi assim que o apresentador Manuel Braune, o Aimberê, fez a primeira contribuição da BBC de Londres ao público brasileiro - que pode ser escutada aqui. Em 14 de março de 1938, anunciava a iminência da 2ª Guerra Mundial em ondas curtas, desde Londres, para rádios brasileiras. A BBC comemora este ano 70 anos de transmissão para o Brasil, com debates e uma série especial.

Os debates começaram na quarta e vão até esta quinta (13/03). Os assuntos desta quinta são: “Liberdade de expressão: Limites do Jornalismo no Século 21”, com a participação do professor Laurindo Leal Filho, da USP; de Mário Magalhães, ombudsman da Folha; e Ricardo Boechat, editor-chefe do Jornal da Band, a partir das 10h30; e “O Novo Jornalismo: Convergência e Interatividade”, com Andrea Fornes, da MSN Brasil; Antonio Prada, do Terra América Latina; Márcia Menezes, do G1; e Pete Clifton, da BBC News Interactive, a partir das 14h.

Apesar de as inscrições serem limitadas, estudantes e jornalistas podem entrar em contato com a Linhas & Laudas Comunicação, pelo telefone (11) 3801-1277 e (11) 3801-1180, e pedir para participar do evento, que acontece no Centro Brasileiro Britânico, na Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, em São Paulo.

As comemorações sobre os 70 anos também contam com uma série de reportagens especiais sobre o Brasil, que estão no site da BBC. Entre elas há temas como “Direitos Humanos nas favelas brasileiras”, “Especial: Corrupção” e “Crianças no Trabalho”.

Jornalismo isento
Segundo o diretor da BBC Brasil, Rogério Simões, a contribuição da BBC para o Brasil é um olhar “desapaixonado” sobre o que acontece no mundo. “O jornalismo imparcial é possível”, defende o diretor da BBC Brasil. Simões explica: “Quando o jornalista se preocupa em buscar todos os aspectos da questão, sem a intenção de retratar qualquer ponto em especial, está no caminho de um equilíbrio que leva à imparcialidade.”

Sobre a inauguração da TV Brasil, Simões afirma a BBC não poderá “exportar” sua experiência para o Brasil. “A BBC é o modelo de uma empresa de comunicação pública da sociedade britânica”, afirmou. O diretor da BBC Brasil disse, no entanto, que a TV pública britânica pode contribuir com sua experiência, de um “jornalismo independente”, pontuou.


13/3/2008

Nenhum comentário: