sábado, 10 de maio de 2008

Frustração cresce com a falta de acesso às vítimas do ciclone em Mianmar
sexta, 09 de maio de 2008


O Sub-Secretário-Geral para Assuntos Humanitários e Coordenador da Ajuda de Emergência da ONU, John Holmes, expressou seu desapontamento com as dificuldades encontradas para ajudar os habitantes de Mianmar (ex-Birmânia), onde cerca de um milhão e meio de pessoas podem ter sido afetadas pelo recente ciclone Nargis, que deixou centenas de milhares de mortos e desabrigados.

“Há um perigo real de que uma tragédia maior possa acontecer caso não consigamos a ajuda necessária rapidamente”, afirmou. Ele ressaltou que muito ainda precisa ser feito com relação a vistos e leis de imigração para permitir que a ajuda humanitária ingresse no país asiático.

Holmes informou que dois membros da equipe de Coordenação e Avaliação de Desastres das Nações Unidas já chegaram a maior cidade de Mianmar e a mais atingida pela tempestade, Yangon, para coordenar esforços de assistência e socorro junto a autoridades nacionais. No entanto, outros dois membros não foram autorizados a ingressar no país por “razões desconhecidas”.

Com relação à ajuda humanitária, Holmes informou que quatro aviões com mantimentos do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) chegaram hoje em Yangon. Mais de quarenta toneladas de biscoitos de alta energia já estão disponíveis e serão distribuídos para a população. Além disso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) deverá enviar três milhões de tabletes de purificação de água, o suficiente para abastecer cerca de 200 mil pessoas por semana.

http://rio.unic.org


Nenhum comentário: