quarta-feira, 1 de julho de 2009

Escritor português Lobo Antunes é destaque na Flip

01-07-2009 14:31:07

Rio de Janeiro, 1º jul (Lusa) - A sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta-feira em Paraty, vai homenagear o poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968) e tem como convidado de destaque o romancista português António Lobo Antunes.

Autor de mais de 20 romances e vencedor do Prêmio Camões em 2007, Lobo Antunes, que não vem ao Brasil desde 1983, falará sozinho no horário nobre da Flip, na noite de sábado, sobre o tema “Escrever é preciso”. Lobo Antunes é um dos poucos convidados da Flip com direito à exclusividade no palco.

O português aproveita ainda a viagem ao Brasil para lançar dois livros pela Editora Alfaguara: “Explicação dos Pássaros” (1981) e “O meu nome é Legião” (2007).

O músico, dramaturgo e escritor Chico Buarque também é um dos convidados de destaque que, com o escritor amazonense Milton Hatoum, vai falar sobre o Brasil. Na Flip, Buarque poderá fazer uma sessão de autógrafos do seu novo romance “Leite Derramado”, publicado em abril pela Editora Companhia das Letras, já que ele ainda não falou ao público sobre a obra.

A programação conta pela primeira vez com autores chineses, Xinran e Ma Jian. Além disso, o britânico Simon Schama, um nome de destaque entre os historiadores contemporâneos, lança “O futuro da América” sobre as eleições que elegeram Barack Obama para presidente dos EUA.

Já o norte-americano Gay Talese falará ao público no sábado. Repórter do New York Times nos anos 1960, Talese é um dos representantes do Novo Jornalismo, modalidade que utiliza técnicas da literatura no relato jornalístico.

Outra convidada é a artista plástica e escritora francesa Sophie Calle, que lança “Histórias Reais” (Ed. Agir) e que falará com o pintor e jornalista Grégoire Bouillier, autor de “Linvité mystère” (Ed. Cosac Naify).

Comemoração

Para comemorar os 200 anos de Charles Darwin e os 150 anos da obra “A origem das espécies”, irá estar presente em Paraty o cientista Richard Dawkins.

Considerado um dos mais importantes adeptos da teoria da evolução da atualidade, Dawkins lança na Flip “A grande história da evolução - na trilha dos nossos ancestrais” (Cia das Letras), obra originalmente publicada em 2004. O tema da sua palestra será “Deus, um delírio”.

Até dia 5 de julho, são esperadas entre 20 a 30 mil pessoas que deverão circular pela cidade do litoral fluminense.

A organização do evento, cujo orçamento não supera R$ 6 milhões, afirma que não foi fácil captar recursos em meio à crise, mas que este ano a Festa Literária estará “perfeita e maravilhosa” sem cortes nos projetos.

Nenhum comentário: