quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Agência Lusa - CARNAVAL 2008

Chegada da família real inspira escolas de samba do Rio

31-01-2008 10:29:14

Rio de Janeiro, Brasil, 30 jan (Lusa) - A chegada da família real portuguesa ao Brasil será o tema de inspiração para o desfile de quatro escolas de samba do Rio de Janeiro.

As cores verde e branca da Casa de Bragança foram escolhidas como símbolo do carnaval deste ano, por iniciativa do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia.

A apresentação de duas escolas que iniciam os desfiles de domingo e segunda-feira de Carnaval - São Clemente e Mocidade Independente de Padre Miguel, respectivamente - será dedicada aos 200 anos da chegada da corte portuguesa.

As duas escolas receberam da prefeitura um patrocínio de R$ 2 milhões cada, recursos que vão ajudar a uma verdadeira revisão da história na passarela do samba.

A São Clemente, com 4.000 componentes, promete uma "entrada régia" neste Carnaval 2008, cantando os feitos joaninos sob o enredo "O clemente João VI no Rio: A redescoberta do Brasil".

As alegorias da escola vão retratar os ganhos do Rio de Janeiro sob a regência de D. João, como a criação do Jardim Botânico, da Biblioteca Nacional e da Casa da Moeda.

A escola Mocidade Independente de Padre Miguel, com 4.300 integrantes, tem como tema "O Quinto Império: De Portugal ao Brasil, uma Utopia na História", uma forma diferenciada de homenagear a vinda da família real para o Brasil.

A crença de que o rei D. Sebastião, desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África (1578), iria voltar para estabelecer um império em Portugal, dominado pela Espanha entre 1580-1640, sobreviveu no imaginário português até ao século XVII.

O texto faz também alusão à lenda brasileira de que D. Sebastião, vencido pelos mouros, teria sido encantado na Praia dos Lençóis, no Estado do Maranhão, onde teria um palácio de ouro, cristal, esmeraldas e outras pedras preciosas.

A escola Imperatriz Leopoldinense apresentará a história de "João e Maria", que retrata a importância de D. João VI e das Marias que o ajudaram a construir parte da história do Brasil.

O Salgueiro, outra das 12 escolas que integram o grupo das principais agremiações do Carnaval do Rio de Janeiro, também fará alusão aos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

A família real também inspirou a decoração neste Carnaval das ruas do Rio de Janeiro, que serão enfeitadas com personagens da corte portuguesa.

O desfile de abertura do carnaval de rua aconteceu terça-feira, com atores a representar a corte portuguesa, num desfile com trajes da época, pelas ruas do centro da cidade.

http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=13587

http://www.agencialusa.com.br/

Nenhum comentário: