quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

BRASIL DE FATO

ONU quer aumentar efetivo policial no Haiti

22/01/2008

Vinicius Mansur, de São Paulo (da Radioagência NP)

Um dos objetivos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) para os próximos cinco anos é aumentar o efetivo policial de 8 mil para 14 mil homens no país. Este foi o anúncio feito pelo representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) no Haiti, o tunisiano Hédi Annabi, em sua primeira visita oficial ao Brasil. Annabi afirmou que “uma vez melhorada a situação de segurança, é hora de reconfigurar a Minustah”.

O conselheiro efetivo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, Aderson Bussinger, enviado pela entidade ao Haiti em julho do ano passado, não vê sentido na medida. “Se você dissesse que eles estão mudando o contingente das forças para assistentes sociais, para médicos, para dentistas, para engenheiros, é uma outra natureza. Mas essa natureza que está lá continua sendo uma presença estritamente militar. Essa mudança com caráter mais policial para mim não muda o caráter militarista, beligerante, contra o povo”.

Após sua passagem pelo Haiti, Bussinger preparou um relatório crítico à ação militar no país, defendendo que a intervenção brasileira deveria assumir um caráter humanitário. O conselheiro da OAB também criticou a previsão de manutenção das tropas por mais cinco anos. O término da missão já havia sido adiado para o dia 15 de outubro de 2008. Mas, de acordo com Annabi, o Conselho de Segurança da ONU deverá prorrogar mais vezes a missão.

Além de aumentar o efetivo policial, o representante da ONU também destacou o envio de contingentes militares às fronteiras do país. De acordo com Annabi, o Haiti perde entre US$ 150 milhões e US$ 250 milhões por ano pela falta de controle nas fronteiras.

Site:

http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/internacional/onu-quer-aumentar-efetivo-policial-no-haiti

Ou

http://www.brasildefato.com.br



Nenhum comentário: