terça-feira, 11 de março de 2008

Brasileiros deportados

7 de Março de 2008 - 19h46

Fabíola Ortiz
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Dois brasileiros que foram repatriados ao desembarcarem no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, chegam hoje à noite (7) ao Rio de Janeiro.

Pedro Luiz Lima, 25 anos, e Patrícia Rangel, 23 anos, são estudantes de pós-graduação do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e saíram na última terça-feira (4) com destino a Lisboa, em Portugal, com escala na capital espanhola, onde acabaram barrados pela polícia e mandados de volta ao Brasil.

O pai de Pedro Luiz, o historiador Luiz Carlos Lima, disse que os jovens passaram por humilhações, foram maltratados e sofreram discriminação por serem brasileiros.

"O Pedro Luiz nunca soube onde estava, chegaram no aeroporto espanhol e foram jogados dentro de um ônibus com policiais e com pastores alemães. Ele ficou dez horas sem comunicação, sem se alimentar e sem alimentar", disse Luiz Carlos.

Pedro Luiz e Patrícia estavam com outros 38 brasileiros detidos pelo governo espanhol. Os dois jovens dormiram duas noites em um alojamento e estavam sem as bagagens e pertences pessoais.

"Ele [Pedro] conta que foi destratado e humilhado. Num certo momento, a humilhação foi tanto que a Patrícia sentou no chão e começou a chorar. O Pedro virou para o policial e disse você está nos tratando como cachorros, o policial virou para eles e disse assim, vocês são cachorros", contou Luiz Carlos.

Segundo Luiz, os dois estudantes estavam com o passaporte e os documentos em dia e tinham dinheiro suficiente para a estadia em Portugal. A bagagem, no entanto, foi mandada para a capital portuguesa. "Nem sei como vamos fazer para resgatar as malas e ainda estamos pagando a viagem dele", lamentou.

Patrícia e Pedro tiveram seus trabalhos selecionados pela Associação Portuguesa de Ciência Política e iriam representar o Brasil no congresso.

Inconformado, o pai de Pedro Luiz diz que não pretende viajar mais para a Espanha e não utilizar mais os serviços da companhia de aviação espanhola. "Como cidadão brasileiro, jamais porei meus pés na Espanha de novo", afirmou Luiz Carlos.

Nenhum comentário: